Publicado: 12/07/2023 - 16:45
Última modificação: 12/07/2023 - 16:45

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) vem a público manifestar seu repúdio à reportagem veiculada em um canal do YouTube, de responsabilidade do Ministério Público Federal, em que menciona nossa instituição.

Trata-se de uma série de manifestações que não coadunam com o trabalho realizado em nossa escola, bem como com os princípios da educação inclusiva que defendemos, desenvolvemos e valorizamos.

As falas veiculadas na reportagem distorcem os fatos e divulgam informação inverídica contra a Eseba/UFU, o que é de extrema gravidade.

Além disso, as imagens utilizadas nessa reportagem foram retiradas de um canal oficial (Eseba Arte) que contém atividades pedagógicas voltadas para a "Semana de Arte da Eseba". Todas as postagens feitas no canal Eseba Arte, que contam com imagens de estudantes, foram feitas com a devida autorização das famílias e da docente que conduzia a atividade para esta finalidade. Cabe ressaltar que, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13709/2018), para qualquer uso de imagens ou dados pessoais, é necessário a prévia autorização das pessoas, expressamente para finalidades determinadas. Assim, a referida matéria postada no canal do Ministério Público, além de proferir inverdades sobre nossa escola, ainda fere a LGPD.

A direção da Escola de Educação Básica e a administração superior da UFU estão tomando as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes, a fim de que o vídeo seja retirado de circulação e a retratação seja feita à escola, aos profissionais e aos estudantes.

Ressaltamos nosso compromisso com a oferta de uma educação de qualidade, com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão e com a educação inclusiva em todas as suas dimensões.

AnexoTamanho
PDF icon NOTA DE REPÚDIO ESEBA UFU154.16 KB