Assistência Estudantil na Eseba é destaque em evento de Serviço Social

Quarta edição da Semana de Serviço Social aconteceu no Campus Pontal e reuniu diversos profissionais e estudantes da área
por Miguel Santiago
Publicado: 28/09/2023 - 10:33
Última modificação: 28/09/2023 - 10:33

Na quinta-feira, 14, a Assistente Social da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), Fernanda de Magalhães, apresentou, junto de sua estagiária, Verônica de Moraes Sampaio, um relato de experiência sobre a implementação da Assistência Estudantil na Eseba durante a 4ª Semana de Serviço Social, que ocorreu no Campus Pontal.

O evento promovido pela Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES/UFU), foi realizado em Ituiutaba e contou com a participação de diversos profissionais e universitários da área de Serviço Social. Durante o evento os participantes apresentaram trabalhos e tiveram discussões acerca do tema “Formação e Trabalho Profissional - Desafios Contemporâneos”. Um dos trabalhos apresentados foi o relato de experiência da Fernanda Magalhães.

A Assistente Social e sua estagiária apresentaram como se deu o processo de criação e implementação da assistência estudantil para os estudantes da educação básica. “Tal realização se deu através da parceria com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU), que por meio do Programa de Apoio à Permanência aos Estudantes da Educação Básica (PAPEB) possibilitou levar a assistência estudantil até a Eseba para atender as demandas emergenciais de estudantes comprovadamente em vulnerabilidade socioeconômica”, explicou a Assistente social.

A profissional contou que essa conquista foi fruto de uma luta de longa data, que foi intensificada principalmente nos últimos anos, quando houve um aumento na demanda por políticas de permanência para os estudantes em situação de vulnerabilidade social no colégio de aplicação. Segundo dados da última pesquisa realizada entre os matriculados na escola, cerca de 30% dos estudantes estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Evento contou com minicursos, palestras, oficinas e apresentações de trabalho | Foto: Arquivo pessoal

Fernanda de Magalhães comentou sobre as expectativas em torno do futuro das políticas de Assistência Estudantil no colégio. “Este é apenas o começo de um trabalho que não pode parar. Este foi o primeiro edital voltado para estudantes da educação básica, porém a intenção é que ele permaneça e amplie cada vez mais o número de benefícios oferecidos às famílias atendidas”, finaliza a profissional.