Ciências

A proposta pedagógica para o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de Ciências Naturais pauta-se em referenciais das epistemologias construtivistas, com o objetivo de propor atividades que visam a ampliação dos conhecimentos apresentados pelos alunos assim como para a articulação de novos conhecimentos. Para subsidiar a prática pedagógica, são considerados também princípios embasados no enfoque CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), apresentando assim, interface com questões sociais emergentes e a participação responsável - individual e coletiva, na construção de melhores padrões de qualidade de vida. 

O ensino de Ciêcias Naturais volta-se para um modelo de formacão em que os alunos possam ampliar e desenvolver habilidades e competências para vivenciarem situacões cotidianas, que demandam referências dos conhecimentos científicos e tecnológicos para tomarem decisões de forma ética, como também reivindicarem por melhores condicões de vida na perspectiva de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. No processo de organizacão do ensino, faz-se necessário  construir um embasamento para a leitura e a escrita científica e a interpretacão de fenômenos sociais e ambientais.

A organizacão dos programas de Ciências do 4 ao 9 ano do Ensino fundamental estão organizados em quatro blocos temáticos: Terra e universo; Viva e ambiente; Ser humano e Saúde; Tecnologia e Sociedade. 

Coordenador Responsável: