Educação Infantil

A Escola de Educação Básica (Eseba) caracteriza-se por Unidade Especial de Ensino dentro de uma Instituição de Ensino Superior a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sua finalidade é oferecer campo privilegiado de estágio para os/as alunos/as dos cursos de licenciatura da Universidade ao mesmo tempo em que presta atendimento educacional ao público do Ensino Básico. A Eseba é concebida como um Colégio de Aplicação e, ao alcance de suas possibilidades, propicia o desenvolvimento de metodologias e práticas pedagógicas inovadoras e auxilia demais Unidade Acadêmicas no processo de formação de novos professores.

Neste Colégio de Aplicação a Educação Infantil (EI) faz parte do sistema de Ensino, do 1º Ciclo, sendo atualmente o ponto inicial de acesso a escola. Na Educação Infantil as crianças iniciarão suas vidas escolares na Eseba, construindo gradativamente e por meio de um ambiente lúdico, o sentido de um mundo letrado e do pensamento científico. O currículo da Educação Infantil contempla todas as orientações contidas no Plano Nacional para Educação, priorizando contudo três elementos: Abordagem teórica que sustente um trabalho voltado para o desenvolvimento global das crianças; com Metodologias que têm como eixo o lúdico, a cultura, a formação humana e a construção de conhecimentos,  que garantam a participação ativa das crianças, tornando-as co-construtoras de cultura no ambiente escolar; e, estratégias pedagógicas que propiciem a construção de conhecimento por meio de processos colaborativos e não competitivos.

Neste sentido, vários olhares sobre a infância compõem este documento, particularmente aqueles que reconhecem nela um período rico de possibilidades de aprendizagem, modos peculiares de abordar e transformar objetos e fatos. E que, por conseguinte, concebe a escola infantil como um espaço plural, inventivo, palco de encontros permanentes entre as crianças e seus pares e parceiros mais experientes. Um local de construção de conhecimentos, de trocas, de brincadeiras e vivências afetivas.

Parte das atividades que são realizadas no Colégio de Aplicação – Cap Eseba/UFU estão voltadas para a formação de novos professores. São realizadas pesquisas e práticas supervisionadas (estágios e programas de treinamento) cotidianamente em nossas salas de aula. Dessa forma, calcado no tripé, ensino/pesquisa/extensão, nossos professores estão envolvidos em atividades que vão além da sala de aula junto as crianças e, consequentemente, os alunos do 1º ciclo (3 a 8 anos) fazem parte de todo esse processo. Essas pesquisas e projetos de ensino ligados a diferentes áreas de conhecimento são considerados fundamentais, uma vez que é esse o principal propósito dessa Unidade e que é por meio desses processos que a inovação pedagógica acontece.

No Colégio de Aplicação todos os professores são responsáveis pelas atividades desenvolvidas em sua sala de aula. Nosso currículo, documento este explicitado aqui, fundamenta e orienta as práticas pedagógicas desenvolvidas. A leitura cuidadosa deste documento propicia o entendimento das linhas gerais do nosso trabalho e se, todavia, maiores esclarecimentos sobre as práticas cotidianas forem necessárias nossa equipe está disponível para um diálogo.

Coordenador Responsável: