Para além dos muros da escola: a começar pela ressignificação do próprio muro da escola

Dia 18 de março de 2017, professores, estudantes dos 3º e 5º anos, estagiários, bolsistas da PROGRAD/UFU, vizinhos da escola, representantes de pais e presidenta da Aplamu materializaram, em forma de canteiro no muro da escola, as parcerias construídas desde 2016, por meio do desenvolvimento de uma pesquisa-ação que visa o diálogo e a participação entre alunos-professores-escola-comunidade na significação dos espaços. 

Inserido na linha de Pesquisa Participação, Construção de Conhecimento e Avaliação Formativa na Educação Básica, subgrupo de pesquisa vinculado ao Grupo de Pesquisa em Processos de Significação dos Sujeitos e do Espaço Escolar (GPPS), o projeto foi desenvolvido partindo do pressuposto que todos os participantes apresentam grande potencial  transformador da realidade que vivenciam.

Por isso,  entendemos que, intervir no muro da escola é um importante passo para a construção da autonomia, protagonismo e sentimento de pertença nos estudantes.

Projetos que contribuem tanto para o desenvolvimento científico, quanto para as melhorias das relações ensinos-aprendizagens que desenvolvemos cotidianamente dentro e fora dos muros da escola. 

Que sejamos pontes!

 

Prof. Dr. Christian Alves Martins

Profª. Ms.Clarice Carolina Ortiz de Camargo

Ano Base: 
2017