16/05/2011 - Nota de Esclarecimento dos Professores da ESEBA

Informe dos professores à comunidade Eseba-UFU sobre as atividades realizadas no dia 13/05/2011, durante a paralisação das aulas



Como estava programado na agenda do movimento, no dia 13 de maio de 2011, no período da manhã, docentes da Eseba-UFU participaram da ação “Doando sangue pela educação” no Hemocentro de Uberlândia. O ato político-humanitário contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas, incluindo professores e apoiadores da causa, como foi o caso de pais e alunos do Curso de Medicina da UFU que haviam estudado na Eseba. A TV Paranaíba aproveitou para noticiar a iniciativa. Para obter mais informações, é possível consultar a página do Comitê de Paralisação (http://esebaativa.blogspot.com). 

  

No período da tarde, os professores voltaram a se reunir no anfiteatro da Escola. A primeira fala foi realizada pelo professor Aurelino (Lino), da Comissão Diretora da ADUFU, que ressaltou a intenção de ampliar o movimento para outras instâncias da Universidade Federal de Uberlândia, visto que a comissão identificou casos de professores substitutos na mesma situação de docentes da Eseba. Comentou ainda que se faz necessário criar um Fundo de Solidariedade para esses professores, sendo que, nesse direcionamento, a ADUFU poderá disponibilizar o evento “Boteco” para iniciar a coleta de recursos. Por fim, o professor ressaltou a realização, no âmbito da ADUFU, da reunião Colegiada Ampliada, no dia 17 de maio, terça-feira, às 17h, para discutir a situação da Eseba e o corte de salários de professores substitutos da UFU. 

  

Em seguida, os professores revezaram-se nas falas, com o objetivo de continuar realizando a Análise de Conjuntura iniciada na reunião do dia anterior, quinta-feira, concomitantemente, à avaliação da Aula Pública para pais e alunos realizada no mesmo dia. Os docentes identificaram muitos pontos positivos, dentre eles a busca por um estreitamento de relações com a comunidade escolar, fato que já estava ocorrendo, internamente, com alguns professores. 

 

Além dos informes acima, também gostaríamos de divulgar a AGENDA DO DIA 16 de maio de 2011 (segunda-feira): 

  • 9h30Reunião na ADUFU com participação de lideranças sindicais, professores substitutos, GT Articulação; 
  • 14h – Reunião dos docentes da Eseba para deliberação sobre o movimento. 

 

Sem mais para o momento, os professores agradecem o acompanhamento de toda a comunidade interna e externa da UFU. 

 

 

Atenciosamente, 

Professores da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Uberlândia 



Voltar

Escola de Educação Básica - UFU
Endereço: Adutora São Pedro, 40 - Campus Educação Física - Bairro Aparecida
Uberlãndia - Minas Gerais - CEP: 38400-075 - Fone: (34)3218-2908