Acontece

UFU começa a oferecer bolsas de Iniciação Científica para alunos da educação básica

Inscrições para o edital estão abertas até o dia 1º de julho
por Andreia
Publicado: 28/06/2021 - 14:09
Última modificação: 28/06/2021 - 14:09

Por Túlio Daniel via Comunica UFU

A Diretoria de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (Dirpe/UFU) e a Escola de Educação Básica (Eseba) lançaram, na terça-feira (11/05), o edital para inscrição e seleção de candidatos a bolsas de Iniciação Científica (IC) da educação básica.

As ações de IC são desenvolvidas na Eseba há muitos anos, no entanto, desde 2014, elas passaram a ter um carácter institucional, acontecendo nas diferentes áreas do conhecimento e com aspectos semelhantes ao realizado no ensino superior. Na escola, em específico, é trabalhada a alfabetização científica, que são os primeiros contatos do aluno com o ambiente de pesquisa, sua formalização, referenciais e demais aspectos.

Atualmente, a Eseba conta com 10 alunos do ensino fundamental que são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Essas bolsas, que já existem na escola, são vinculadas a editais de outras instituições, como a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desse modo, o edital lançado agora é pioneiro dentro da UFU em oferecer bolsas de Iniciação Científica para a Eseba, algo que até então nunca havia tido.

Com este edital, a UFU passa a ter um programa de incentivo à IC e à pesquisa em todos os seus níveis de ensino, que vão, a partir de agora, desde a educação básica na Eseba, passando pelo ensino médio e técnico na Escola Técnica de Saúde (Estes), até os programas de graduação e pós-graduação.

De acordo com Maísa Gonçalves, professora de Metodologia Científica e integrante da Comissão de Iniciação Científica da Eseba, a oferta dessas bolsas para a educação básica traz um reconhecimento de que é possível fazer Iniciação Científica com alunos do ensino fundamental. “Esse é um marco muito importante para a UFU, para esses alunos que irão participar e para a divulgação, porque a universidade faz muita pesquisa e constrói conhecimento. A divulgação se torna essencial para dar um retorno à sociedade do que tem sido feito dentro da universidade nos diferentes níveis de ensino”, completa a professora.

Vanessa Fonseca é professora da área de Ciências da Natureza da Eseba e membro do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (Conpep/UFU). Segundo ela, a ideia de criação do edital surgiu de um grupo de professores, juntamente com a gestão escolar, devido à necessidade de se ampliar o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) para o Ensino Fundamental. “Na UFU temos um colégio de aplicação [a Eseba], voltado para a Educação Infantil e Ensino Fundamental, que até então não eram contemplados com nenhum tipo de fomento à IC”, ressalta Fonseca.

Para concorrer ao edital, o candidato deverá estar regularmente matriculado na Eseba/UFU, entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental, e o orientador deverá ser docente efetivo ou técnico administrativo da Eseba, além de possuir o título de mestre ou doutor.

Já para a avaliação, serão levados em conta os currículos Lattes tanto do orientador, quanto do aluno. As inscrições deverão ser feitas pelo orientador no Sistema de Gestão (SG) até o dia 1º de julho e o resultado, com o ranking dos classificados, sai no dia 11 do mesmo mês.

As bolsas no valor de R$100 terão vigência de seis meses, entre julho e dezembro de 2021. Os resultados estarão disponíveis nos sites da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da UFU. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail  eseba@ufu.br. O edital completo pode ser acessado aqui.