‘Adorei participar, mas agora quero o ouro’, diz aluno de 11 anos

por Willian
Publicado: 11/04/2023 - 10:38
Última modificação: 11/04/2023 - 10:38

Aos 11 anos de idade, os gêmeos Pedro Lucas Salles e João Lucas Salles já estão na corrida pelo “ouro olímpico” da matemática. Ano passado, os dois mineiros participaram da prova da 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP, quando estavam no 5º ano do Ensino Fundamental, e conquistaram, respectivamente, medalhas de ouro e bronze. Diferentemente da OBMEP, a premiação na Olimpíada Mirim, destinada aos alunos do 2º ao 5º ano, é de responsabilidade de cada unidade de ensino, assim como os critérios de avaliação dos alunos.

Agora no 6º ano os gêmeos poderão participar da 18ª OBMEP e estão ávidos por mais desafios na disciplina.

“Não achei a prova tão difícil [1ª Olimpíada Mirim], mas também não foi fácil. Ano passado, levei o bronze [concedido pela escola em premiação interna]. Adorei participar, mas agora quero ganhar o ouro!”, disse João Lucas Souza Salles.

O irmão Pedro Lucas ressaltou que os dois estão, ao mesmo tempo, animados e receosos. “Já estou querendo fazer [a prova] de novo! O que acho mais divertido é fazer uma conta, uma expressão numérica grande. Fico feliz quando vejo que meu cérebro está conseguindo responder”, completou o irmão.

Apesar de considerarem o conteúdo da prova “avançado”, os dois sonham com a medalha. “Já vai ter questões de fração e porcentagem… Mas damos conta", ponderou João.

A professora de matemática Arianne Vellasco Gomes, da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia, afirma que toda essa animação não é mera coincidência. Segundo ela, a premiação realizada, em 2022, após a Olimpíada Mirim, inspirou os estudantes.

“A cerimônia de premiação que fizemos para eles foi muito importante! Trouxemos ex-alunos que foram medalhistas e eles contaram sobre a importância da OBMEP na vida deles.”

Na cerimônia, organizada pela escola, os professores entregaram menções honrosas e medalhas de acordo com o desempenho de cada aluno participante. O objetivo dos professores foi motivar os estudantes a participarem da OBMEP no próximo ano.

“Na cerimônia de premiação, colocamos música, para que os participantes subissem ao palco, e quem entregou as medalhas foram os alunos egressos que estavam com suas diversas medalhas no peito. Foi muito animado! Para finalizar o evento, teve uma apresentação de violão e dança. Foi tão motivador para eles que agora, no 6º ano, estão todos querendo participar da oficina”, disse Arianne.

A escola organiza um grupo de preparação para as provas da OBMEP no contraturno escolar que chamam de “oficina temática”. Este ano, já são 85 alunos inscritos. Durante o encontro quinzenal, eles resolvem desafios de matemática e tiram dúvidas com professores do colégio e com monitores - todos graduandos da Universidade Federal de Uberlândia.

Também quinzenalmente, os professores se reúnem com os graduandos e debatem formas inovadoras de apresentar problemas de matemática em sala de aula.

Este ano, os professores vão abrir um grupo de preparação também para a Olimpíada Mirim. A ideia é começar os encontros em maio.

Em sua segunda edição, a Olimpíada Mirim terá algumas novidades. Uma delas é a participação de escolas privadas, pela primeira vez. As inscrições começam em 2 de maio. Mais informações serão disponibilizadas em breve.

FONTE: http://www.obmep.org.br/destaques.DO?id=868