Professoras representam a ESEBA em evento nacional de alfabetização

Congresso buscou promover a reflexão e divulgação de práticas relativas à alfabetização, com enfoque no papel que as políticas públicas podem desenvolver
por Miguel Santiago
Publicado: 13/09/2023 - 10:10
Última modificação: 13/09/2023 - 10:18

A escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (ESEBA/UFU) foi representada por duas professoras no VI Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), que aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto. O Congresso de nível nacional aconteceu na Universidade Federal do Pará (UFPA) e contou com mais de 1500 profissionais da educação de todo o Brasil, incluindo as professoras Clarice Carolina Ortiz de Camargo e Márcia Martins de Oliveira Abreu, ambas atuantes na área de alfabetização da ESEBA.

O tema central do evento foi “Alfabetização e Democracia: Direito à Leitura e à Escrita”. A partir da temática, diversas discussões em torno do acesso de crianças, jovens, adultos e idosos à cidadania, por meio da leitura e escrita, foram promovidas. Dentre os mais de 300 trabalhos apresentados, estava o lançamento do livro “Alfabetização em quatro eixos: O contexto extratextual, a leitura, o texto gráfico e a palavra”, escrito pela professora da ESEBA, Dra. Márcia Martins de Oliveira Abreu. O livro foi resultado da pesquisa de doutorado da autora, que em entrevista ao Comunica UFU falou sobre a temática do livro: “Trata-se do desenvolvimento de uma nova possibilidade de alfabetização (ensino da leitura e da escrita), por meio de gêneros que circulam na sociedade ao invés de cartilhas e livros didáticos. A proposta parte sempre de textos para o desenvolvimento do trabalho e não das partes menores da escrita como se vê comumente”, concluiu a autora.

Professoras da Faculdade de Educação (FACED) da UFU também estiveram presentes no evento (Foto: Arquivo pessoal)

O CONBAlf foi promovido pela Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), em parceria com redes, sistemas de ensino e mais de 21 universidades federais e estaduais, incluindo a Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O VI Congresso Brasileiro de Alfabetização contou com a presença de  representantes do poder executivo, professores, profissionais da educação e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação em Educação.

O evento contou ainda com a participação da Profa. Dra Ana Luiza Bustamante Smolka, pesquisadora na área da Educação que foi pioneira nos estudos sobre a alfabetização como um processo discursivo. A professora esteve presente no evento e prestigiou o lançamento do livro da Dra. Márcia Martins de Oliveira Abreu.

Ana Luíza Bustamante Smolka e Márcia Martins de Oliveira Abreu no no VI Congresso Brasileiro de Alfabetização (Foto: Arquivo pessoal)