Projeto Pedagógico

por Portal ESEBA
Publicado: 30/06/2020 - 00:00
Última modificação: 12/07/2021 - 12:08

A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)

 

Coordenação pedagógica

E desenvolvida por um membro da equipe de professores, e é alterada anualmente. Além disso, de acordo com a Resolução SEI no. 02.2018, do Conselho Diretor, seção 1, esta pessoa executa sua função enquanto coordenador/a e ainda possui uma carga horária de ensino diretamente com as crianças.

De acordo com o Regimento da Eseba, artigo 44, as atribuições gerais da coordenação da Educação Infantil são:

  • Representar os demais docentes da Área de Conhecimento no Conselho da Eseba/UFU.
  • Articular as demandas da Área de Conhecimento garantindo que as decisões sejam tomadas de forma coletiva.
  • Coordenar as reuniões da área, oportunizando o diálogo e o aprimoramento da proposta pedagógica da área.
  • Articular as formações continuadas docente e/ou com a comunidade escolar.
  • Participar da avaliação do processo de ensino e aprendizagem dos discentes, juntamente com os demais docentes envolvidos.
  • Mediar as questões pedagógicas e administrativas relativas à Área de Conhecimento.
  • Auxiliar os docentes da área no planejamento e/ou na execução de atividades específicas.
  • Auxiliar a Direção da escola na consecução dos objetivos do projeto político pedagógico e na articulação das atividades docentes de sua Área de Conhecimento com as demandas administrativas.
  • Acompanhar e zelar pelo patrimônio material da área.
  • Articular momentos interdisciplinares e multidisciplinares entre os anos de ensino, ciclos e entre as Áreas de Conhecimento.
  • Acompanhar os atendimentos individuais às famílias, quando necessário, juntamente com o docente, Gestão, Psicologia Escolar, Educação Especial e/ou Serviço Social.
  • Acompanhar visitas de profissionais de outras instâncias à área, bem como os estágios supervisionados que ocorrem na mesma.

Entendemos ainda que o/a coordenador/a da educação infantil, tem um papel de articular e integrar o trabalho realizado entre professores, direção e famílias visto sua flexibilização de atribuições e a possibilidade de uma visão holística da dinâmica escolar. Além disso, cabe ao/a coordenador/a manter-se informado e acompanhar as discussões no âmbito geral da educação e políticas públicas.

Brinquedoteca

Diante da educação que principiamos que é entendida em sua dimensão libertadora, criativa, participativa, com escuta ativa de seus sujeitos, inclusiva e democrática, houve a criação de um espaço de aprendizagem legitimando o brincar das crianças.

O lúdico é parte constitutiva do processo de aprendizagem das crianças. Desse modo, os jogos e as brincadeiras são processos de construção da identidade individual e de grupos, de apropriação e recriação de culturas. O brincar é condição de transformações no desenvolvimento das crianças.

 Objetivos:

  •  Proporcionar um espaço onde a criança possa brincar sossegada, sem cobranças e sem sentir que está perdendo tempo;
  • Ser um espaço onde a pessoa (professora) responsável por este local possa observar a criança interagindo com os brinquedos;
  • Valorizar os sentimentos afetivos e cultivar a sensibilidade;
  • Desenvolver a criatividade, a inteligência e a sociabilidade desprovidas de preconceito de gênero;
  • Dar oportunidade de expansão das potencialidades das crianças;
  • Dar oportunidade para que a criança aprenda a se expressar, jogar, perder, ganhar, tentar novamente e a participar;
  • Proporcionar o acesso a um número maior de brinquedos, de experiências e de descobertas;
  • Incentivar a valorização do brinquedo como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, social e emocional;
  • Enriquecer o relacionamento entre as crianças e suas famílias;
  • Contribuir para a construção da personalidade da criança.
  • Ser um espaço de pesquisa, extensão e novas práticas para o brincar.

 

Espaço Cultural

Espaço que se propõe num trabalho coletivo que envolve o plural, o diverso, as linguagens, o lúdico, a imaginação, as culturas, para experimentar um pouquinho da beleza da vida; é espaço para favorecer o desenvolvimento das múltiplas capacidades do humano.

Objetivos:

  • Ao considerar essa ideia sobre cultura, o Espaço Cultural constitui-se em um trabalho que tem a intenção de:
  • Favorecer o desenvolvimento das múltiplas capacidades do ser humano;
  • (Re)conhecer as produções culturais elaboradas ao longo da história humana;
  • Valorizar, compreender e respeitar as diversas manifestações culturais das crianças e das infâncias;
  • Proporcionar visibilidade a inter-relação entre o pensar, o sentir, o fazer, o criar, e o transformar;
  • Contribuir na formação humana através de experiências relacionadas a cultura e as linguagens: teatro, música, dança, pintura, desenho, poesia, literatura, culinária, medicina popular, costuras e outras.

Artes Visuais

Os conteúdos são trabalhados no desenvolvimento curricular e processual dos/as estudantes.

Embora determinados conteúdos sejam abordados com maior ênfase em cada ciclo, eles perpassam uns pelos outros de forma complexa e não linear, entendendo que ao tratar do fazer artístico os aspectos abordados são interdependentes, sendo que as abordagens e o nível de complexidade das atividades variam de acordo como o desenvolvimento do/a estudante e com o objetivo das propostas.

Os processos de criação e experimentação são associados ao estudo de artistas e suas obras em diferentes momentos da História da Arte em âmbito internacional, nacional, regional e local; à fruição e análise de imagens e seus contextos de criação, culminando no desenvolvimento de processos criativos individuais e coletivos de acordo com os elementos e artistas estudados/as.

Objetivos

  • Abordar os elementos básicos da linguagem e da composição em Artes visuais, atrelando os processos do fazer à fruição de imagens artísticas, contextualizando-as na História da Arte.
  • Introduzir o vocabulário específico das Artes Visuais.
  • Experimentar diferentes técnicas e materiais expressivos.

Teatro

As aulas de Teatro têm por objetivo criar um espaço criativo e processual, a partir dos primeiros contatos com essa linguagem artística. As propostas lúdicas buscam a aproximação com elementos fundamentais do teatro, valorizando a expressividade, expectativas, experiências e criatividade das crianças. Com base na linguagem teatral e em seus aspectos, espera-se instigar as crianças no que diz respeito à interpretação, criação e apreciação/fruição de obras artísticas, levando em consideração seus elementos técnico-expressivos e contextualização histórica, a partir de jogos teatrais, brincadeiras tradicionais, contação de histórias e outros disparadores.

Objetivos:

Fomentar o desenvolvimento de habilidades, comportamentos e valores, ressaltando os processos individuais e coletivos inerentes ao fazer artístico. O processo de criação terá como norteador elementos específicos do Teatro e será construído de acordo com as respostas e envolvimento das crianças nas atividades propostas.

Educação Física

CONTEÚDOS: ginástica, expressão/dança e jogo. 

OBJETIVOS: Vivenciar e identificar os movimentos básicos da ginástica elementar para o desenvolvimento de habilidades motoras; despertar e desenvolver a expressividade e a criatividade; Desenvolver habilidades sociais e motoras através dos jogos, identificando regras e construindo-as coletivamente.

Atendimentos educacional especializado

O Assessoramento a classe comum no CAp ESEBA/UFU, conforme previsto Resolução 04/2009, tem como objetivos: - apoiar e orientar ao professor(a) sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade; - orientar às famílias em relação à postura, mobiliário, bem como recurso de acessibilidade; - acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum, bem como em outros ambientes da escola; e - ensinar e usar a tecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos estudantes, promovendo autonomia e participação.

Objetivo:

  • Identificar, elaborar e organizar os recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem/minimizem as barreiras para a plena participação dos estudantes público-alvo da Educação Especial (MEC, 2008), considerando suas necessidades específicas e individuais.

Psicologia Escolar

É uma das áreas de conhecimento que integram o Projeto Político Pedagógico do CAp Eseba/UFU e é composta por docentes com formação em Psicologia e pós-graduação nas áreas de Psicologia e/ou Educação. Na Educação Infantil a Área de Psicologia Escolar realiza o Acompanhamento Psicoeducacional que envolve: Intervenções Psicoeducacionais em sala de aula; Avaliação Psicoeducacional a crianças com queixa escolar e/ou dificuldades no processo de escolarização; encaminhamentos, quando necessário, para avaliações e discussão de casos com equipe multidisciplinar externa à escola; orientação a famílias e professoras/es; apoio à gestão escolar visando contribuir com o processo de escolarização formal de todos e todas.

Objetivo geral das Intervenções Psicoeducacionais em sala de aula:

  • Intervir no processo de escolarização, de forma a agregar ao campo educacional, os conhecimentos da Psicologia para a promoção de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional, social e cultural das crianças, a partir de temas articulados com os conteúdos curriculares e assuntos do cotidiano.

 

AnexoTamanho
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